Você sabe o que é a Terapia Cognitivo-comportamental?

17 out Bem-estar

por

As psicólogas Priscila Tenenbaum e Marcia Votre começam a colaboração no BossaMe, esclarecendo as dúvidas relacionadas à Terapia Cognitivo-comportamental (TCC).

Marcia Votre e Priscila Tenenbaum

A Terapia Cognitivo-comportamental surgiu a partir do behaviorismo (análise do comportamento) e compreende os pensamentos que influenciam diretamente nos sentimentos (emoções e sensações) e na forma como agimos.

Apesar de não termos controle sobre nossas emoções, podemos identificar nossos pensamentos e perceber se eles estão de acordo com a realidade ou distorcidos. Conseguimos verificar se pensamos sempre de uma mesma forma e se isso pode indicar que temos uma crença ou esquema (algo bem mais interno e inconsciente). Essa crença ou esquema foca a nossa atenção para eventos, que muitas vezes, não se têm evidências reais ou fatos concretos para se apoiar.

Os pensamentos distorcidos, que geram emoções desagradáveis, surgem, então, da forma que perpetuamos esta crença ou esquema. O trabalho da TCC é identificar e reestruturar estes pensamentos, com base na realidade.

Outras questões da Psicologia atual

Freud explica tudo?
Ninguém explica tudo, e se Freud explicasse tudo, nada mais teria sido escrito depois de sua morte. Freud foi um grande escritor renomado e ganhou, inclusive, um Prêmio Nobel de Literatura com sua obra. Seus insights visavam mudar os paradigmas existentes. Mas, mesmo durante sua obra, reviu conceitos estruturais como o ego, o super ego x inconsciente e consciente e subconsciente. Portanto, acredito que toda teoria que se apresenta como imutável e suprema tende a não explicar tudo.

Os Homens são de Marte e as Mulheres são de Vênus?
Esta é uma excelente obra! Homens e mulheres, de fato, têm suas diferenças mas, não podemos generalizar. Pesquisas mostram que há diferenças genéticas no continuo de empatia entre homens e mulheres, o que significa que as mulheres são mais capazes de se colocar no lugar do outro e compreenderem a emoção do outro do que os homens. O brinquedos são outro exemplo que as escolhas entre homens e mulheres são diferentes. Desde a infância, as meninas se mostram mais cuidadoras, os meninos mais construtores. Mas, nada impede que existam homens cuidadores e mulheres construtoras!

Por: BossaMe
Foto: Reprodução

Compartilhe esse post

Comentários 1 comentário

  1. Bom dia,
    moro em São Paulo e há um bom tempo busco um profissional que trabalhe com TCC para minha filha de 10 anos, mas não tive sucesso. Seria possível vocês me indicarem algum(ns) profissionais?
    Se possível, eu agradeço a resposta por e-mail.
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.