Restaurantes no Rio with a view

2 dez Gourmet

por

Sabe aquela história de que Deus não dá asas às cobras? Para mim, ela, até então, se aplicava perfeitamente ao Rio: cidade com paisagens diversas, pontos turísticos aos montes, clima que nos convida diariamente para viver a vida nas ruas e a sua gastronomia que, dos petiscos aos pratos mais refinados, está cada vez melhor. Então, por que era tão difícil encontrarmos opções de bares e restaurantes charmosos explorando simultaneamente todas essas qualidades?

As boas novas tardaram, mas chegaram, e esse cenário está mudando. Conheci dois lugares que reúnem tudo isso com harmonia e a bossa que só o carioca tem: Cota 200 e Temporada, no Morro da Urca e Arpoador, respectivamente.

Restaurante Temporada

Cota 200

Que tal começar uma experiência gastronômica com direito a ver o Rio do alto do bondinho? No Cota é assim, e o cliente que fizer reserva ainda tem as passagens gratuitas. Com espaço amplo e cercado de vidros, o Cota usa e abusa do visual do seu entorno.

Bondinho do Pão de Açucar

Ainda sob efeito de ver a cidade do alto, vestida de luz numa noite de quinta-feira, eis que me servem uma salada de champignons salteados com tomatinhos ao molho cremoso de catupiry e mix de folhas com vinagrete de pitanga.

champignons salteados

Uma entrada que, por mais clichê que soe, é de comer rezando, além de provar que ali a gastronomia joga de igual para igual com a vista. Essa é uma das novidades do cardápio assinado pelo gaúcho Luiz Edu Castro, que tem no currículo passagens por restaurantes renomados como D.O.M, do chef Alex Atala, Boteco 66, de Claude Troisgros, e Cais do Oriente.

O atum selado, magret de pato e picanha de sol grelhada também estavam divinos, mas o meu destaque vai para a caipiríssima: um quindim acompanhado de gelatina de caipirinha e raspas de limão – por mais habilidosa que eu tente ser com as palavras, nada vai descrever nem de perto a sensação de saborear essa sobremesa numa noite típica de verão. Aliás, o cardápio foi feito justamente para saudar essa que é a estação mais badalada da cidade. Para finalizar, você ainda tem a chance de tirar as últimas fotos na descida do bondinho. Inesquecível!

sobremesa caipiríssima

E por falar no Rio e a sua diversidade de vistas e belezas, descemos o Morro da Urca diretamente para as calçadas do Arpoador, que de tão próximo ao mar podemos ouvir o vai e vem das ondas.

É isso que proporciona o Temporada, que como o próprio nome diz, era para funcionar num determinado período, que ia até setembro, mas cativou tanto os cariocas e turistas que ganhou sobrevida até o findar das Olimpíadas, oba! Há a opção de sentar dentro, com ar condicionado, mas carioca que se preze vai optar pela calçada com seus personagens transitando, alguns tocando instrumentos, outros até pedindo um trocado, mas a vida no Rio é assim.

Faz parte da experiência viver um pouco do Rio como ele é saboreando o que há de melhor. Empanadas de carne, pastel de mariscada, pupunha grelhado, burguer de caranguejo, parrillada marinera, entre outras deliciosas opções, são as novidades do restaurante sob as mãos do chef argentino Christian Garcia. O arroz de frutos do mar acompanhado de espumante e a brisa morna da maresia me renderam horinhas de felicidade.

pastel de mariscada

burguer de caranguejo

Aconselho essa programação a dois. Outro ponto alto da casa é a carta de drinques assinada pela conceituada mixologista Sandra Mendes – destaque para o Arpão, preparado com rum, suco de manga, xarope de pimenta dedo de moça e damasco; e para o Bikini Kills, que leva vodca de açaí, licor e limão siciliano. As cervejas ficam por conta da Mistura Clássica, com rótulos deliciosos.

E como o Arpex não vive só do pôr do sol e da noite, e o restaurante faz parte do Hotel Arpoador Inn, claro que não poderia deixar de servir “o” café da manhã. Frutas da estação, cereais, frios, variedades de pães, tapioca e bolo caseiro, entre outras delícias, fazem parte do menu. Foi uma noite tão incrível que arrisco dizer que o restaurante corre o delicioso risco de ter uma temporada eterna. Fica aí a minha dica para você curtir o verão com sabor, visual, charme e muita carioquice.

Amigos reunidos no Cota 200

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.