Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o curry é muito mais do que aquele pozinho que conhecemos. O chef David Zisman do Nam Thai – único restaurante tailandês com certificado do governo da Tailândia no Rio e entre os dois reconhecidos em todo Brasil – explica que o curry em pó é o industrializado, o que é preparado na hora é uma pasta. E o que é o curry?
É qualquer mistura de temperos. Não é um produto, é um ideia. Originalmente nasceu na Índia e se espalhou por todo o sudeste da Ásia, mas completamente diferente em cada região. Na gastronomia indiana ele tem muito marcante suas especiarias. Na Malásia se chama sambao, na Tailândia Gaeng, no Japão Gari e em Filipinas adobo, por exemplo.
A casa oferece opções frutadas para os dias mais quentes.
- Curry de Tomate – Malásia
Ingredientes: noz moscada – a região é grande produtora – mas aqui o chef utiliza a castanha do caju com pimenta dedo de moça, echalot, alho e polpa de tomate.
- Curry de Manga – Goya (Índia)
Como é indiano leva especiarias. Pimenta em pó, cúrcuma em pó, sementes de coentro tostada e moída, sementes de cominho tostada e moída. Temperara com o ácido do tamarindo e adoçar com açúcar de palmeira, para equilibrar. Finalizando com nam plá (molho de peixe) e leite de coco.
- Curry de abacaxi – Tailândia
Curry vermelho (alho, cebola, pimenta, talo de capim limão, pasta de camarão, sal, casca de limão ralado, semente de cominho tostada e moída). Reduz no leite de coco com abacaxi.
E dentro desse conceito de que o curry é uma mistura de qualquer tempero ele citou ainda mais um:
- Chutney de abacaxi
Reduz no vinagre e açúcar o abacaxi. Recebe uma pasta picante (cebola, alho, pimenta, talo de coentro, sal, óleo de gergelim torrado. Leva três horas para ser feito.
Todos deliciosos!
Fotos: Divulgação
Compartilhe esse post
Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.