O Quebra-Nozes: um clássico de Natal para toda a família

17 dez Kids

por

Passado em uma noite de Natal, o ballet O Quebra-Nozes é um conto de fadas em sapatilhas, recheado de elementos de sonho, como árvore mágica, brinquedos que ganham vida, batalhas, príncipe, fada e um reino encantado.

Levado aos palcos pela primeira vez em dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky de São Petesburgo, o ballet tem música de Tchaikovsky (A Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes), coreografia de Marius Petipa (Giselle, Coppelia, O Lago dos Cisnes), e história baseada na obra adaptada de Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo).

A reunião de tantos talentos criou um ballet leve, divertido e dinâmico, que agrada crianças e adultos, mesmo aqueles que nunca antes assistiram um espetáculo de dança. As músicas dessa montagem se tornaram tão populares, que você certamente reconhecerá alguma delas. E não subestimem os pequenos, até bebês se envolvem com as deliciosas melodias e a profusão de cores e movimentos no palco. Experimente ir contando a história, que resumimos abaixo, junto com o desenrolar do ballet, é diversão garantida!

A história (livre adaptação da colunista)

Primeiro Ato

É véspera de Natal na casa da família Stahlbaum, e as crianças Clara, Fritz e Louise aguardam ansiosos a chegada de seus parentes e amigos para a ceia. Quando a festa começa, todos dançam e brincam ao redor da bela árvore de Natal.

Ao badalar das 8 horas, uma surpresa… Chega à festa o tio Drosselmeyer, um homem rodeado de magia e mistério, que faz a alegria das crianças com seus brinquedos dançantes. Ele também traz um quebra-nozes de madeira, em forma de boneco, com o qual Clara se encanta imediatamente.

A festa termina e todos vão dormir, mas Clara retorna silenciosamente à árvore para buscar seu novo brinquedo e recosta-se com sono em um sofá. O relógio anuncia a meia-noite, e a menina vê o tio Drosselmeyer aparecer, mas será que ele está realmente ali? De repente, ratos começam a entrar pela sala e a árvore de Natal cresce e cresce e cresce, inexplicavelmente.

Para proteger Clara, o brinquedo ganha vida e lidera o exército de soldadinhos em uma batalha contra os ratos. Com a ajuda de Clara, os ratos são enfim expulsos da sala, e o quebra-nozes se transforma em um lindo Príncipe, que a leva para um passeio através da floresta, enquanto caem os flocos de neve.

Segundo Ato

Clara e o Príncipe chegam ao Reino Açucarado, uma terra onde tudo é feito de doce. Lá, são recebidos pela Fada Açucarada, a quem contam tudo sobre a batalha com os ratos. Em homenagem aos valentes visitantes, a Fada decide convocar doces de todo mundo para uma grande celebração.

Dançam o chocolate da Espanha, o café da Arábia, o chá da China e os pirulitos Russos. Os pequenos pastores dinamarqueses também aparecem tocando suas flautas, e a Mamãe Gengibre dança com sua enorme saia da qual saem os pequenos Polichinelos. As flores brindam os convidados com uma linda valsa e, ao fim da noite, a Fada Açucarada e seu cavaleiro entretém a todos com um dueto.

É hora de Clara voltar para casa.

E para que nossos leitores se deixem embalar nesse clima natalino, selecionamos algumas montagens, ao vivo e em vídeo. Tenham todos uma mágica viagem!

Onde assistir:

Teatro Alfa Até 20/12/2015 Ingressos a partir de R$ 50,00 (Compre aqui)

Tradicional companhia paulistana, a Cisne Negro Cia de Dança está encenando a 32a ediçao do ballet O Quebra-Nozes, com participação especial do Primeiro Bailarino do American Ballet Theatre, o brasileiro Marcelo Gomes.

Assista a versão completa encenada em 2014 no canal da TV Cultura:

UCI New York City Center Barra

26/12, às 15h e 27/12, às 17h

Ingresso: R$ 57 (Compre aqui)

Os russos do Ballet Bolshoi, famoso em todo mundo pela qualidade técnica e artística de seus espetáculos, levam às telas de cinema o ballet O Quebra-Nozes com montagem de 2014. Para quem gostar, o projeto No Palco de Moscou exibirá outros grandes ballets montados pela Cia.

DVD George Balanchine’s The Nutcracker – Amazon

montagem de George Balanchine, um dos mais famosos coreógrafos da atualidade, para o New York City Ballet foi filmada especialmente para o cinema em 1993, e conta com uma presença que vai agradar os nascidos na década de 80: Macaulay Culkin, ainda menino, interpreta o Príncipe Quebra-Nozes. O filme está a venda na Amazon, para assistir online ou em DVD. Vale comprar e ver várias vezes. (Você encontra aqui)

EuroArts Channel – YOUTUBE Para quem quer conhecer o ballet em sua versão original, nada melhor do que assistir a montagem de 2012 do Teatro Mariinsky de São Petesburgo, que está disponível online.

Por: Renata Azevedo

Compartilhe esse post

Comentários 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.