O que é Mindfulness?

5 nov Bem-estar

por

Você já parou para pensar e sentir o que está vivenciando exatamente agora? Acha impossível? Muito difícil? Quando nós nos permitimos fazer uma pausa estamos praticando mindfulness. Ou seja, você se permite estar presente plenamente no aqui e agora, atento ao que sente, ouve, cheira, faz, sem julgamentos, apenas contemplando e captando o momento, usando os cinco sentidos.

Normalmente, vivemos nossa vida “às cegas” para muitos dos estímulos presentes ao nosso redor. Nos deslocamos de um lugar para o outro como que capturados por um redemoinho de pensamentos, perdendo o que está a um palmo do nosso nariz. A maioria de nós, sem perceber, está, no presente, ruminando sobre coisas que nos disseram, sobre que resposta devemos dar, ou não deveríamos ter dado; sobre o que nos aconteceu meses ou anos atrás; ou mesmo sobre o que temos que fazer amanhã. Isso cansa nossa mente – nos sentimos exaustos e muitas vezes não entendemos o porquê.

A ideia da “atenção plena” (mindful) é um convite para que se crie um “espaço” nessa corrente de pensamentos e emoções. Podemos nos treinar, “acordar” para nossa vida, abrir uma porta e permitir que um ar fresco preencha um espaço criado por nós no turbilhão do corre-corre diário.


Ter atenção plena não significa nos afastarmos da nossa realidade. Pelo contrário, trata-se de nos permitir estar no presente sentindo a energia da nossa experiência, exatamente como ela se apresenta para nós. Perceber o aqui e agora, sem julgamentos, simplesmente aceitando conscientemente. Agindo assim, acordamos para a possibilidade de vivenciar as coisas como elas são a cada momento.

Afinal de contas, o único momento verdadeiro em que podemos viver nossas vidas é hoje, agora. O ontem já não volta mais e o amanhã ainda não chegou. Porque se cansar vivendo como se fosse possível estar presente em três momentos distintos no tempo e no espaço, apesar de saber que isso é humanamente impossível?

Por: Márcia Votre

Compartilhe esse post

Comentários nenhum comentário

  1. Adorei o post. Por vezes lembranças e a ansiedade do futuro nos deixam estagnados e temos a sensação de que não avançamos. Com certeza há grande influência dessa sobrecarga mental que não nos deixa perceber o que é realmente importante e aquilo que podemos mudar ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.