O MaTTador da fome e encantador das almas

16 dez

por

Todo dia é dia para praticar o bem. E essa prática ganha ainda mais valor em tempos de crise, principalmente com a proximidade do Natal.

Na madrugada dessa segunda para terça, tive a oportunidade de fazer o bem a diversas pessoas numa ação maravilhosa realizada pela Reserva TT Burger – entregar o burger mais badalado da cidade nas mãos daqueles que não têm teto para morar e, muitas vezes, passam os dias sem uma refeição.

O MUTTIRÃO é um movimento que nasceu com o objetivo de estimular a distribuição e doação de alimentos a moradores de rua por parte de empresários do ramo alimentício – sem levantar bandeira da marca, grupo social, partido, pessoa ou comunidade nenhuma, apenas para alimentar a alma dos mais necessitados num ato genuíno de compartilhar amor ao próximo. Todos os empresários que quiserem participar são bem vindos ao movimento, tanto para doação, quanto na participação da distribuição. Essa foi a segunda edição do MUTTIRÃO, que será contínuo.

O ponto de encontro foi na loja do Arpoador, cuja equipe começou a preparar com animação e esmero os 200 burgers dos seus clientes especiais do dia. A entrega foi feita na madrugada, pois, além do preparo começar logo após o fechamento da loja, é o melhor horário para abordar os moradores, que por conta de segurança e costume, se unem nesse momento do dia para dormirem em grupos. Saímos em carreata nos carros da Uber, que aderiu ao movimento com os seus motoristas gentis e discretos, que imediatamente entraram no clima da ação. Nossa primeira parada foi nas calçadas da OAB, que aglomera muitos moradores, mais da metade da entrega foi feita nesse local.

O que mais me tocou, além da enorme quantidade de pessoas, foi a forma com a qual nos receberam: sem alarde, sem desespero, com muita gratidão e uma educação que há tempos vejo faltando pelas ruas da Zona Sul e seus moradores de prédios de luxo. Naturalmente e como que por instinto, eles formaram fila indiana e iam se preocupando com os demais que ainda não haviam ganho. Recebiam das nossas mãos com uma dignidade que me faz chorar, só de lembrar, enquanto escrevo esse texto. Além dos sanduíches, alguns participantes levaram roupas. Foram mais de seis sacolas com camisas, calças e sapatos que, aos poucos, foram ganhando seus novos donos de pés descalços.

No segundo ponto, no Largo da Carioca, a ação teve fim e, ao lado de um dos símbolos de toda essa corrupção que assola o país, o prédio da Petrobras, pudemos ter a certeza de que a sociedade pode se unir e fazer a diferença. Está longe de ser a solução? Sim, mas já é um início. Matamos a fome de um dia, mas tenho certeza de que alimentamos suas almas castigadas e tão sem sonhos por um longo período. E isso, sem dúvida alguma, é o alimento que mais precisamos compartilhar nesse momento difícil para o Brasil e o mundo inteiro: o amor!

Muito obrigada a toda a equipe envolvida nesse projeto, que nos proporcionou a indescritível sensação que tivemos nessa noite. Que nos fez voltar para casa refletindo sobre a vida, agradecendo tudo o que temos e fazendo o exercício de consciência que tanto necessitamos. Nessa rotina corrida, que pouco sobra tempo para fazermos essas reflexões, foi uma chance maravilhosa de lembrarmos que quem ganha mais nessa troca é aquele que está se doando, e não aquele que está recebendo. Fazer o bem vicia, só falta praticarmos mais vezes para esse vício contagiar mais e mais pessoas. 

Por: Luli Garcia

Fotos:  Tarja Preta Imagem. 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.