Na Bossa: Bela Gil

25 nov Entrevistas

por

Se você é o que você come, que tal saber detalhadamente o que está ingerindo? Não seria mais fácil para entender como conduzir melhor a sua saúde? Essa é a proposta da Health Coach Bela Gil. Tanto no seu programa ‘Bela Cozinha’, no canal GNT, como no seu blog e até no seu livro, o recém-lançado ‘Bela Cozinha – as receitas’. Sua preocupação vai além de saudáveis e deliciosas receitas. O intuito de Bela é também explicar as propriedades, os benefícios e o motivo da escolha de cada ingrediente.

Bastidores do programa com Ingrid Guimarães

Bela, natural e saudável. São palavras que a definem. Com muita naturalidade, a jovem Chef transmite conceitos e dicas importantes de seu estilo saudável adquirido por formação em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College, ambos nos EUA.

Nas raízes artísticas da família Gil, ela herda a confiança para transmitir com muita segurança e suavidade suas receitas diante das câmeras. No entanto, o mais especial de seu trabalho é o desejo de transformação da mentalidade das pessoas.

Com o pai Gilberto Gil

Foi aprimorando o seu conhecimento, com estudos de filosofia Macrobiótica e Ayurveda que a filha de Gilberto Gil, sempre muito bem influenciada pelo exemplo dos pais, descobriu como as escolhas alimentares afetam o planeta como um todo, não somente a nossa saúde. Por isso, a importância da conscientização da humanidade.

Bela servindo os pais, Gilberto e Flora Gil, e o marido João Paulo Demasi

São cerca de 50 pratos, dos mais variados, escritos em seu livro. Além de receitas veganas, vegetarianas ou sem glúten, carnes e até algumas frituras também estão no cardápio. Ela defende que o segredo está no equilíbrio e que todo tipo de comida feita em harmonia com a natureza tem seu valor. Além disso, acredita que critério, respeito e consciência são essenciais para uma boa alimentação.

Venho acompanhando seu trabalho e cada vez mais acredito em seus princípios. O segredo da vida está no equilíbrio! Você que também quer imergir num estilo de vida saudável, aproveite as dicas e os ensinamentos de Bela Gil ‘Na Bossa’. Embarque nessa!

Você morou quase 8 anos em Nova York, onde a cultura do fast food é bastante disseminada. Por outro lado, muitos americanos já reconhecem a importância de uma alimentação saudável. Como você acha que os brasileiros estão encarando essa realidade?

 Acho que muitos brasileiros estão buscando uma alimentação mais saudável. Recebo muitos e-mails de pessoas que querem melhorar a qualidade de vida e querem começar pela alimentação. Porém, nem toda alimentação dita saudável é realmente saudável. E nem todo mundo que gostaria de melhorar a alimentação sabe por onde começar. Então, acho que estamos caminhando para a cultura da alimentação saudável, mas ainda tem muito “chão” para fazer as pessoas entenderem o que é realmente uma alimentação saudável.

Os produtos orgânicos são sempre os mais indicados, mas nem sempre acessíveis pelo preço. Você aconselha alguma alternativa?

O primeiro passo para uma boa alimentação é diminuir o consumo de produtos industrializados e altamente processados, trocar os produtos refinados por integrais e equilibrar a quantidade do consumo de legumes, verduras, cereais integrais e frutas. Essa dieta como base da alimentação é fundamental para uma vida saudável, e se for orgânico melhor ainda. Mas, por exemplo, prefiro que consumam alface convencional à refrigerante orgânico.

Bela no Rio Gastronomia

Para que a alimentação saudável seja um hábito constante seu grande incentivo é para que as pessoas voltem ao fogão. Mas, na maioria das vezes, o tempo é o principal obstáculo. Qual é a sua sugestão para driblar essa questão?

Se você não quer ou não pode estar sempre cozinhando, tenha alguém de confiança que cozinhe para você. Se você não tem tempo de cozinhar pelo menos insira alguma etapa do “cozinhar” na sua vida. Isso pode ser: cuidar de uma horta, ir à feira fazer as compras, fazer a lista do supermercado, lavar uma alface, e até mesmo cozinhar no sábado para os amigos ou família. Essas pequenas ações já trazem mais responsabilidade pro consumidor sobre o que ele come. Podemos comer de tudo, com consciência e reponsabilidade.  E também não é necessário que cozinhemos todos os dias. Podemos otimizar o tempo na cozinha preparando caldos, feijão, sopas em grande quantidade e congelando. E até usar a criatividade para transformar por exemplo um arroz dormido em bolinho de arroz ou até mesmo um risoto.

Cenário do programa com uma convidada especial: sua filha Flor

Quais são suas dicas para os pais que querem ver seus filhos crescendo com essa mentalidade saudável? Qual é a melhor forma de estimular os pequenos desde cedo?

 Não há outra fórmula que não seja o exemplo. Não adianta querer que o seu filho coma alface se você só come pizza.

Sua filha Flor aprendendo desde cedo os segredos da boa culinária

Além de uma boa alimentação, quais são os hábitos que uma pessoa saudável deve ter?

Fazer o que gosta no tempo livre, ter tempo livre, praticar exercícios, meditar e respirar profundamente.

Quando não está cozinhando, o que mais gosta de fazer?

 Ler, ver filme, ir ao teatro, ir à praia com a família e rever os amigos em Casa!!!

Onde costuma comprar os produtos alimentícios?

 Nas feiras do circuito orgânico carioca e supermercado. Coisas especiais compro no Cadeg.

Quais são seus restaurantes preferidos no Rio de Janeiro?

 Ainda não tenho…

E em Nova York?

 São muitos. Para comida do dia a dia gosto do Angelika Kitchen (vegano) e o Souen (macrobiótico). Para noites especiais gosto do ABC kitchen (natural contemporâneo), Tamarind (Indiano) , Mesa Coyoacán (Mexicano) e Bozu (japonês).

Além de saudável, você é bela! Quais são as suas dicas de beleza?

 Dormir bem, comer bem, se exercitar e ser feliz. 

Pra você, o que é ter ‘bossa’?

 É ser verdadeiro e tranquilo.

Que mensagem você gostaria de deixar para todos os seguidores do BossaMe?

 Não tenham medo da cozinha!

Bela Gil revela seu top 5 para manter uma rotina saudável. Dá o play!


 

Fotos: Divulgação/ Cecília Acioli/ O Globo

 

 Veja mais aqui. Você também vai gostar de:

…………………………………………………………………

+ NaBossa com Renata Ceribelli

…………………………………………………………………

+ NaBossa com Marco Antonio de Biaggi

………………………………………………………………….

+ NaBossa com Patricia Davidson

…………………………………………………………………

+ NaBossa com Renata Vasconcelos

…………………………………………………………………

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.