Mini Panettone ou Cupcake Natalino

19 dez Gourmet

por

Panettone é um clássico. Não existe natal se não tiver panettone nos supermercados. Influenciados pelo delicioso chocotone da embalagem, os chocólatras quase sempre se frustram ao comprar o produto e perceber que se trata de um bolo seco! A solução é mais fácil do que se imagina. Com mais alguns ingredientes, você pode criar uma receita saborosa totalmente diferente e sem o risco de se queimar no fogão. E ainda pode fazer dessa um ótimo presente!

A receita é a seguinte:

5 xícaras de panettone de chocolate esfarelado

2 colheres de sopa de rum

110 gramas de manteiga ou 8 colheres de sopa

3 ½ xícaras de açúcar para confeiteiro

2 colheres de chá de aroma de amêndoa

4  colheres de sopa de creme ou de leite

Uma pitada de sal

1 1/2 xícara de gotas de chocolate (meio amargo)

Para Decorar:

Nozes bem picadas

Chocolate granulado

Coco ralado

Modo de Preparo

Coloque as migalhas do bolo em uma tigela média e misture com o rum e reserve.

Bata a manteiga até ficar cremosa. Misture com a metade do açúcar de confeiteiro e bata até ficar homogêneo. Adicione o aroma de amêndoa, uma pitada de sal e 4 colheres de sopa de creme e gradualmente adicione o restante do açúcar em pó e ½ xícara de gotas de chocolate. Adicione um pouco de creme ou um pouco de açúcar em pó para obter a consistência de uma cobertura rígida.

Misture a metade da migalha do bolo com a metade da mistura acima.

Enrole os pedaços da mistura em bolas lisas na palma da sua mão e coloque em uma assadeira. Em seguida, as bolas devem ter cerca de 1 a 1 1 / 2 polegadas de diâmetro.

Coloque as bolas de bolo no congelador por 10 a 15 minutos.

Em uma tigela à prova de microondas, coloque meia porção do chocolate restante (1/2 xícara) no microondas por 10 a 15 segundos. Mexa o chocolate para adquirir uniformidade. Adicione a outra metade do chocolate (1/2 xícara) no chocolate já derretido e misture. Coloque no microondas por mais alguns segundos, se necessário.

Usando um garfo mergulhe metade do bolo bolas no chocolate de cada vez, deixando escorrer o excesso de chocolate de volta para a tigela antes de colocar as trufas em papel manteiga para esfriar. Se desejar enrole as trufas no coco ralado, nozes picadas ou chocolate granulado. Coloque as bolinhas em formas de papel para cupcakes e capriche no bom gosto para decorar!

Armazene  na geladeira, mas deixe fora antes de servir.

Mini Panettone

Cupcake Natalino

Colaborou nesta matéria: Joaquim Fernandes

Fotos: Reprodução

Compartilhe esse post

Comentários 6 comentários

  1. Ai Gica, que delícia! Essa eu vou guardar para fazer quano estiver animada.
    No começo do ano, vcs vão ter que providenciar receitinhas lights, para compensar tanta gostosura. Já te contei que fiz a sopa de couve flor que vcs ensinaram aqui/? Ficou uma delícia, maridão amou e já virou cardápio!

  2. Nossa! Que artigo delicioso! Adoro cupcakes e panettone. Amei essa receita! E está muito bem explicado.. Fez o meu natal! =)

  3. Silvia, Joaquim, Alexandra, Ana e Laís,
    Que bom que gostaram, vocês vão tentar fazer? Depois conta aqui…
    Silvia e Ana,
    Nada de dieta nessa época do ano, depois a gente compensa essas guloseimas com a sopa de couve flor :)
    Beijinhos,
    Gica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.