Manoel Thomaz Carneiro

5 dez Entrevistas

por

No início deste ano, a minha mãe resolveu entrar no curso do Manoel Thomaz Carneiro. Bastou uma aula para ficar convencida de que não poderia perder mais nenhuma! A indicação veio de minha avó, que já frequentava o curso. E eu, quando estava no Rio de Janeiro, logo após o nascimento do meu filho Mario, consegui assistir uma aula dele, e fiquei encantada, e desde então, procuro sempre tentar ir quando estou no Rio.
Professor, psicofísico e psicanalista, ministra aulas, que visam uma reflexão sobre as emoções. Não precisa de muito tempo, para se chegar à conclusão, que todo mundo deveria participar de seus cursos, pois eles são maravilhosos. Aprendemos a enxergar o nosso cotidiano de forma diferente. As aulas visam promover uma reflexão sobre os sentimentos, as sensações e as emoções de nosso cotidiano aliando o rigor da ciência à experiência humana. São temas que tratam das questões da vida objetivando alargar o pensar de cada um.

Fiz algumas perguntas para o Manoel e adorei a forma como ele se expressou, vou transcrever aqui exatamente como ele respondeu. Espero que gostem!

Sempre fui reflexivo. Não todo tempo. Quando menino, morava num prédio que tinha um pátio e adorava brincar, e se pudesse o dia inteiro. Mas, quando ia me deitar, pensar sobre a vida, era minha outra brincadeira. Já era exatamente o que sou hoje, um lado extremamente ligado aos prazeres da vida, e outro igualmente ligado à busca de compreensão de tudo.

No entanto, fiz primeiro Administração de Empresas, dei aula na própria
faculdade e cheguei a dar aula na Fundação Getúlio Vargas.

Foi fazendo análise que descobri que o Pensar da infância me definia uma
vocação. Daí, resolvi reinventar minha vida e fui fazer a formação psicanalítica
na Escola Brasileira de Psicanálise. Antes mesmo de terminar, criei estes
cursos. Queria reunir o ensinar que adorava e através disso passar ao mundo os pensamentos que me fizeram tanto bem aprender.

Pensar todo mundo pensa. Mas será que pensam com as premissas certas? Quantas vezes nos avaliamos de modo errado, achando que somos loucos e só nós temos aqueles sentimentos.

É de fato apaziguante conhecer as Loucuras Secretas em nós. Descobrir a
humanidade disto. Um grande progresso na nossa existência decorre de desenvolvimento da capacidade de controlar determinadas pulsões e perceber a nossa condição de colocar tudo num tamanho bom. Aprender a discernir que nem tudo que é bom faz bem. A busca do bom as vezes nos faz perder a noção do bem. Comer é bom mas muito não faz bem…e por aí vai.

Há 22 anos ensino nestes cursos e ensinar me ajudou a evoluir. Construo as aulas percorrendo aquilo que utilizei na minha existência.

Encontrei o meu lugar no mundo. Cada um precisa não só encontrar o seu lugar físico onde irá morar, mas seu lugar de vocação. Lugar onde residirá a existência. Precisamos do sentido na existência. O vazio decorre da falta de sentido.

Para 2012 espero criar cursos que continuem levando a perceber o seu modo pessoal e positivo de construir a Vida que Vale a Pena Ser Vivida.

Desejo que 2012 seja, como dizia Carlos Drummond de Andrade, um ano espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende e se trabalha.

Para maiores informações sobre seus cursos, acesse: http://grupodeestudospensar.blogspot.com/

twitter.com/grestudospensar

E para quem mora em São Paulo, temos uma chance, pois conversei com o Manoel, e ele tem interesse em montar uma turma aqui.

Compartilhe esse post

Comentários 9 comentários

  1. Ju,
    desde o momento que vc me levou na aula dele, nao consegui perder nenhuma mais. Toda aula eh uma reflexao de algum sentimento, atitude, sensacao… SIMPLESMENTE MARAVILHOSA!!!! Quem tiver a oportunidade de assistir uma unica aula, vai entender o que estamos dizendo. Minha vida mudou… PARABENS!

  2. Ju,
    Faço o curso dele há 4 anos e não perco uma aula, ADORO! Super indico para todo mundo, independente da idade! Ele me fez crescer como ser humano e me ajudou a entender melhor as pessoas!
    Bj
    Andrea

  3. Ju
    As aulas do Manoel , Sao maravilhosas , falamos da vida , das emoções e reações humanas , e de como podemos fazer o nosso dia a dia ser mais bem vivido , esses assuntos abordados com muita sabedoria , por um ser humano que dedica sua vida a estudar e ensinar o melhor a seus alunos .
    Bjs filha

  4. Simplesmente maravilhoso….faço há 6 anos….ele é uma pessoa encantadora….o curso divino…..Meu mestre….Amei a reportagem…..Parabéns!!!

  5. Manoel……………..!!!! Como sua fã , admiradora e eterna apaixonada , dedico tudo que vem acontecendo de maravilhoso na minha viida através do meu trabalho com as pulseiritchax à você. Seu curso me transformou ……. hj sou capaz de priorizar o que me faz bem. Meu mega incentivador……….

  6. Conheci o Manoel através da sua mae, que é um exemplo de vida, uma mulher maravilhosa. Sua historia mexeu comigo e por causa dela fiz o curso por anos. Lamentei nao poder continuar qdo me mudei para SP. Mas ainda hoje utilizo seus ensinamentos e suas mensagens que fazem de nós pessoas melhores….

  7. Ju!! Amei!! Ja ouvi falar ,mas nunca fiz e quero detalhes!! aonde sao esses cursos? Existe aula para iniciantes?? me passa detalhes??
    Adorei ler sobre ele, tudo que vc escreveu!
    bjsssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.