Leandra Metsavaht

28 jul Entrevistas

por

A dermatologista Leandra Metsavaht tem mais de quinze anos de experiência profissional. Ela se formou e se especializou em Medicina pela UERJ e foi professora da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro de 2000 a 2005. Ela hoje é Fellow da American Academy of Dermatology.

Nos conhecemos há dez anos e desde então eu sou sua paciente, mesmo morando em São Paulo, recorro a ela quando preciso. Além disso ela é uma grande amiga querida, com quem sei que sempre posso contar. Ela respondeu algumas perguntas para o BossaMe.

 

- O que a levou a escolher dermatologia? Minha família é de médicos e meu pai sempre me trazia seringas, luvas e máscaras para brincar desde pequena. Nunca vou me esquecer que uma vez caí da rede e abri a pele na testa. Eu devia ter uns 5 anos e já queria ver no espelho se dava “para ver o osso”!

- Como concilia família x trabalho? A Medicina tem esta facilidade de você ter o seu consultório e poder fazer o seu horário. Além disso, a Dermatologia é uma das especialidades que tem cirurgias eletivas (você marca) e quase não tem emergências.

- Quais os cuidados básicos que a mulher deve ter com a pele aos 20, 30 e 40 anos? Aos 20 anos, é mais preventivo, com uso de uma sabonete líquido para lavar o rosto de manhã e à noite e um hidratante com filtro solar diariamente. À noite, pode usar uma vitamina (C, E, niacinamida) ou um antioxidante como Coffeeberry.

Aos 30 anos, já podemos começar um ácido glicólico à noite, mantendo os produtos anteriores. Pode-se começar a fazer peelings químicos e de cristal e já é hora de se preocupar também com a área dos olhos. Os primeiros sinais de perda de jovialidade da pele são rugas finas ao redor dos olhos, nas pálpebras e algumas manchas de sol. Isso ocorre em peles claras a partir dos 30 anos e em peles mais morenas a partir dos 35 anos. É possível retardar este processo com vitamina C e alfa-hidroxi-ácidos.

Aos 40 anos, podemos iniciar o ácido retinóico que ainda é padrão ouro para o rejuvenescimento, além de toxina botulínica, preenchimentos, luz pulsada e até mesmo os lasers fracionados já tratam bem as rugas.

- Todas nós sabemos que a exposição solar pode causar danos a pele e provocar o envelhecimento precoce, mas qual seria a dica para um bronzeado saudável? É possível pegar sol e não sofrer as consequencias? O bronzeado saudável é feito antes das 10 h e após às 15 h, sendo que no horário de verão é antes das 11 h a após às 16 h. Mesmo assim, tem que usar protetor solar no mínimo FPS 15 meia hora antes de se expor ao sol e repetir a aplicação de duas em duas horas. O uso de óculos com proteção UV e chapéu também é importante.

- A luz de lâmpadas fluorescentes e incandescentes do ambiente de trabalho podem fazer mal a pele? As piores lâmpadas são as dicróicas. Hoje em dia, já existem filtros (são vidros leitosos) que se colocam nestas lâmpadas, melhorando muito este efeito colateral. As incandescentes não têm problema nenhum e as fluorescentes emitem ultravioleta.

- Quais são os tratamentos estéticos que viraram moda e quais são os tratamentos tradicionais que realmente fazem efeito? Acho que os da moda são o polimetilmetacrilato para pacientes imunocompetentes, ácido polilático, infravermelhos e radiofrequência – estes eu não uso. Os tradicionais (os velhos que funcionam) são os peelings, o ácido retinóico, a luz pulsada, os preenchimentos com ácido hialurônico, a toxina botulínica e o erbium fracionado. Os peelings ajudam a rejuvenescer e a eliminar manchas. Os tratamentos com laser são excelentes para reposição de colágeno e melhorar as rugas.

- Existe diferença de pele entre as brasileiras, europeias e americanas. Os produtos comprados lá foram podem ser utilizados no nosso tipo de pele? A maioria dos produtos para a pele das americanas e europeias são para pele seca, devido ao clima de lá. Por isso, muitas vezes os produtos importados são adequados a qualquer tipo de pele da brasileira. Hoje em dia, os veículos tipo serum estão agradando a todos os tipos de pele, para a sorte de todas nós!

- Quais os cuidados com a pele do bebê e a partir de que idade a mamãe pode levar seus filhos a praia? Os bebês até 6 meses não podem usar protetor solar. Portanto, a proteção tem que ser física, com roupas, chapéu e muita  sombra. A partir dos 6 meses, já é possível usar protetores, principalmente os orgânicos, que causam menos alergias. Muito importante respeitar o horário do sol “bom”.

- Qual o efeito do tabagismo sobre a pele? O fumo diminui a circulação periférica e envelhece. O tabagismo faz mal a todos os órgãos, inclusive à pele.

- Quais são os últimos lançamentos aqui no Brasil e lá fora de produtos para a pele? Existem produtos bons de preço acessível? Sem conflitos de interesse, vou citar alguns nomes. Hipoglós é bom para assaduras de bebês e só. Não se deve usar no rosto para não obstruir os poros e causar acne. Acho o creme Nivea incrível para hidratar a pele. O sabonete neutro de glicerina é ótimo para o banho de todos os tipos de pele. Soro fisiológico ou chá de camomila gelados ajudam a acalmar a pele irritada. O ácido ferrúlico em associação com vitamina C é muito bom. Temos também produtos com ácido hialurônico tópico, chá verde, coffeeberry, niacinamida. Os cremes para as áreas dos olhos com filtro solar para o dia são novidades importantes.

Acho que é muito importante consultar um dermatologista especialista. Em caso de dúvida, acesse o site www.sbd.org.br para encontrar um!

Leandra Metsavaht e sua família

Fotos: Rogerio Ehrlich e arquivo pessoal.

Compartilhe esse post

Comentários 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.