Indivitruísmo, se doar ou pensar em si próprio?

22 out Bem-estar

por

Como conciliar a escolha de ser altruísta em meio a um massacre de individualismo que se alimenta duplamente de tal doação e de si próprios? E ao individualista, como conseguir manter-se em paz com a escolha de ser auto-sufiente e ao mesmo tempo poder compartilhar verdadeiramente sua vida com os amigos e os amantes? Parece uma contradição desafiadora, principalmente quando consideramos os extremos.

Assim, creio que como quase tudo na vida, ambas as pontas precisam encontrar seus meios. Ninguém consegue ser feliz se a entrega ao outro for total. Já disse Freud com esta passagem: “…uma unidade comparável ao Eu não existe desde o começo no indivíduo; o Eu tem que ser desenvolvido”. Se entregar demais é deslocar desejos próprios para outro plano, e este deslocamento acaba gerando muita instabilidade. Em pararelo, investir e reinvestir em si próprio é tentar absorver uma quantidade de energia que precisa ser divida com o mundo externo, pois foi justamente através dos outros objetos e pessoas que este “si próprio” se criou.

É claro que tais processos não são sempre conscientes, e foram sendo direcionados por cada um ao longo do tempo, mas quando percebemos que algo não está bem, que não estamos plenos, precisamos tentar buscar as bases do inconsciente para corrigir os equívocos.

Por: Carolina Hanna Chaim
Foto: Reprodução

Compartilhe esse post

Comentários 4 comentários

  1. Espero que tenha alguma utilidade para os leitores! Me deparo com essa questão frequentemente, mesmo que meus pacientes não reparem que também se trata disso. Apenas acrecentando que a palavra indivitruísmo foi um neologismo que eu criei para ilustrar o dilema. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.