A importância do sono

14 out Bem-estar

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Todos nós sabemos que para sermos saudáveis, é necessário uma alimentação balanceada e a prática de, pelo menos, alguma atividade física. Mas, nada disso adianta, se não dormimos bem, o que é vital para o bem estar de qualquer ser humano.

O sono é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. Estudos revelam, que quem dorme pouco, possui menos disposição física, envelhece mais rápido, além de estar mais vulnerável à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Quando eu durmo pouco, meu humor fica alterado, minha criatividade cai e minha capacidade de concentração fica reduzida. Sono não é perda de tempo, e sim, ganho de tempo!

Um hormônio vital para nós, que é produzido na fase do nosso sono profundo, é o do crescimento, conhecido como GH – Growth Hormone. Esse hormônio ajuda a manter a musculatura do corpo e aumenta o condicionamento físico. Estudos revelam que pessoas que dormem pouco, reduzem a fabricação desse hormônio. A leptina também é um hormônio muito importante, produzido durante o sono, por ser capaz de controlar a saciedade. Pessoas que ficam sem dormir produzem pouca quantidade de leptina e acabam tendo a necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidrato.

A quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. A média para adultos é de 8 horas por dia. Já para as crianças, é recomendado um tempo de 9 a 11 horas de sono.

Dizem que as modelos precisam de um “beauty nap” (sono de beleza) antes das fotos, que é aquela dorminha para manter a aparência fresh. Os pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, afirmam que pessoas privadas de sono, por longos períodos, parecem menos atraentes e saudáveis do que as que dormiram bem. A equipe de cientistas escolheu 23 homens e mulheres para serem fotografados, depois de oito horas de sono, e novamente, após ficarem acordados por 31 horas! Em seguida, o grupo pediu a observadores que avaliassem as fotografias, como podemos ver, nitidamente, a diferença no resultado abaixo.

Voluntário à esquerda privado de sono por 31 horas e à direita após dormir por 8 horas. Foto: John Axelsson, Karolinska Institute

O sono é fundamental para uma boa saúde e beleza também!

À noite, por volta de 21 h, é o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação de toxinas, mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário, devemos estar em estado de relaxamento, escutando música, por exemplo, já se preparando para dormir e evitando qualquer atividade física. Dormir tarde e acordar tarde interrompe esse processo.

Dicas para dormir melhor à noite: Evitar tomar café e refrigerantes com cola; evitar ingerir alimentos de difícil digestão (carne, feijão, etc.) no jantar; não exagerar nas quantidades; desligar todas as luzes, a televisão e o celular para dormir; tomar um banho morno para ajudar a relaxar; e evitar fazer exercícios de alto impacto antes de dormir.

O programa Globo Repórter, que vai ao ar hoje (14/10) à noite, na TV Globo, tem como tema a qualidade do sono. E os maiores especialistas do Brasil ensinam o que você precisa fazer para ter, sempre, uma boa noite de sono, e o que acontece com quem dorme menos de oito horas por dia, e ainda, porque as mulheres sofrem mais do que os homens com a insônia.  Vale a pena assistir!

Fonte: Sono.org.br / IG // Fotos: Reprodução

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Comentários 5 comentários

  1. tento dormir pelo menos 9 horas, as vezes eh difícil por conta do dia a dia agitado. Meu medico me falou isso uma vez. bjs

    • Olá Jaqueline,
      Você dorme o número de horas razoável para um adulto. É muito difícil falar sobre os riscos de saúde, acho que isso envolve uma série de fatores…
      Sugiro procurar um médico e fazer os exames rotineiros.
      Um beijo e vamos nos cuidar :)

  2. Pingback: Dicas de verão | BossaMe

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