Exposição no Parque das Ruínas mostra as diversas maneiras de utilizar o papel na arte

28 jul Design

por

Instalado numa ladeira de Santa Teresa, com uma das vistas mais lindas do Rio, o Parque das Ruínas promove de 1º a 30 de agosto a exposição “Sobre Papel”. Como o nome sugere, a mostra reúne 50 obras de 13 artistas que utilizam o papel como suporte ou protagonista de seus trabalhos.

Guaches, colagens, grafites, esculturas, vídeos e assemblages celebram a respeitada matéria-prima, que ganha diferentes interpretações pelas mãos dos artistas John Nicholson, Raimundo Rodriguez, Paulo Vieira, Valério Ricci Montani, Luiz Paulo Rocha, Ana Luiza Rego, Clarisse Tarran, Mirela Luz, Leonardo Etero, Maurício Noblat, Marcelo Catalano, Rodrigo Munhoz e Mario Carneiro (participação especial com obras da coleção de Hileana Menezes de Carneiro)

Valerio Ricci Montani – Carvão sobre papel

Valério Ricci Montani – colagem sobre gravura antiga

Com o olhar certeiro da curadora e artista Clarisse Tarran, a mostra faz um passeio pelas produções menos conhecidas dos nomes selecionados. “Visitamos  os ateliers de cada artista e foi uma grata surpresa porque  mesmo fazendo uso de diversas linguagens, todos eles utilizam o papel de uma forma magistral para desenvolver suas criações”, sublinha Tarran.

A mostra “Sobre Papel” traz ainda uma participação especial do artista Mario Carneiro (1917-2008), que entrou para a história da arte brasileira como grande fotógrafo do Cinema Novo. Quatro obras em papel enriquecem a seleção e foram gentilmente cedidas por Hileana Menezes Carneiro (viúva do fotógrafo), de sua coleção particular.

Paulo Vieira – Onde Grafite Sobre aquarela sem canson

Nas palavras da produtora do projeto, Marcia Zoé Ramos, “Sobre Papel” é uma mostra sobre escrever, imprimir, recortar, dobrar, rasgar, colorir e resignificar através de um elemento fundamental no processo artístico.

“Mais do que celebrar este material que nos é tão caro, a exposição fala do tempo, do homem e suas complexidades na visão de cada participante”, resume.

Raimundo Rodriguez

Sobre Papel

Abertura: 1º de agosto, às 16h

Período: de 1º a 30 de agosto.

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa

Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 18h

Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922

Entrada gratuita.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.