Exposição de John Nicholson retrata o cotidiano das praias cariocas

30 abr Acontece

por

Há quase quatro décadas vivendo no Rio de Janeiro, o artista americano John Nicholson ainda se surpreende diariamente com a vitalidade e a beleza da cidade maravilhosa e se inspira para realizar suas obras.

Artista Jonh Nicholson

Cenas corriqueiras como o passeio no calçadão, o vendedor de biquínis, crianças brincando no mar e jovens se bronzeando na areia estarão reunidas na exposição A Praia (The Beach), em cartaz de 02 a 31 de maio, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

Com curadoria de Clarisse Tarran e texto de apresentação de Guido Cavalcante, a mostra reúne cerca de 30 pinturas a óleo produzidas nos últimos quatro anos.

O processo de criação do artista começa com a fotografia. Ele registra todas as cenas em diferentes horários, estações do ano e dias da semana, tanto no calçadão quanto nas areias do Leme, de Copacabana, de Ipanema e do Leblon. A partir das imagens, escolhe os ângulos preferidos, que servem de inspiração para as pinturas coloridas.  “

Viver no Rio mudou o meu olhar. Aqui, com a orientação de Luiz Aquila e Claudio Kupermann, nos anos 1978 e 1979, pude ver essa cidade como algo plástico, que me envolvia como pintor. Lembra um pouco um filme do Kurosawa, em que a personagem caminha dentro de um quadro de Van Gogh. O Rio me dá isso.”

Serviço

“A Praia” ( The Beach), por John Nicholson

Local: Galeria de Arte  do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas  – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Tel: (21) 2215-0621

Abertura: 02 de maio, às 16h

Período da mostra: 03 a 31 de maio

Horário de visitação: Terça a domingo, das 8h às 18h

Entrada gratuita

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.