Especial: Bacalhau

25 jul Gourmet

por

O Bacalhau é o prato preferido dos portugueses.Desde o descobrimento, o bacalhau é trazido para cá, mas com a vinda da família real o consumo foi aumentando. A dica de hoje é se jogar nessa delícia e conhecer mais dos 10 pratos do peixe servidos das mais diferentes formas no restaurante Rampinha. Confira:

Assado, gratinado, desfiado, não importa o estilo, o bacalhau pode ser preparado para todos os gostos. Os acompanhamentos variam de batata, quase sempre presente, ao brócolis refogado. As porções podem ser uma pessoa (R$ 92,00) ou para duas (R$ 147,00).

Inspirado em um restaurante na cidade do Porto, o Rampinha oferece o Bacalhau à Braz (desfiado com ovos mexidos, cebola, azeitona e batata palha), típico do Bairro Alto, em Lisboa. O nome é inspirado no criador da receita, um taberneiro chamado Braz.

Bacalhau à Gomes de Sá (desfiado com batata, ovos cozidos, cebola, azeitona e azeite) também leva o nome de seu criador. José Luís Gomes de Sá era cozinheiro do restaurante Lisbonense, no Porto. É um prato típico da região norte de Portugal, de preparação simples e rápida.

Bacalhau à Lagareira (assado no forno com azeite, batatas ao murro, brócolis refogado, pimentões, cebolas douradas e azeitonas) leva este nome por ter sido cozinhado originalmente em fornos nos lagares de azeite, quando se moía a azeitona. É originário da Beira Litoral, onde ficam cidades como Coimbra, Aveiro, Leira e Santarém.

Rampinha:

Endereço: Av. Pça. da Bandeira, 201

Telefone: 21 2273-7647

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.