Dicas da Patricia: Gravidez – parte I

13 ago Bem-estar

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Esse aqui é o primeiro de uma pequena série de posts com dicas super especiais de Patricia Davidson. Aliás, já conferiram o Na Bossa com a top nutricionista? Está incrível, ótimas dicas!

A gente sabe que durante a gravidez é preciso tomar vários cuidados e a alimentação é um fator importantíssimo. Patrícia nos deu alguns conselhos!

Quais alimentos são benéficos e prejudiciais durante a gravidez?
Como sempre atendi muita gestante e estou grávida pela 3ª vez tenho que gostar muito do tema e de orientações para este público. O nutriente mais importante para uma gravidez saudável é o aumento do consumo de proteína animais (clara de ovo, carne, frango ou peixe) ou por proteínas vegetais (feijões, grão de bico, etc). Podemos ainda aumentar o aporte por intermédio de shakes ou suco com colágeno hidrolisado.

A deficiência na ingestão de nutrientes como metionina, ácido fólico, colina, vitamina B12, genistéina e betaína podem influenciar neste silenciamento de genes causadores de doenças. Ou seja, pode evitar que a criança (e até 3 gerações futuras dela!) desenvolva doenças crônicas como diabetes, obesidade, câncer e hipertensão.

Betaína a farelo de trigo, gérmen de tripo, espinafre cozido, beterraba, camarão
Colina a ovo, gérmen de trigo, farelo de trigo, semente de mostarda, soja, farelo de aveia
Folato a vegetais folhosos verde escuro, levedo de cerveja, semente de girassol, feijão
Genisteína a soja, leguminosas
Metionina a carne vemelha, leguminosas, oleaginosas, espinafre, milho, alho
Vitamina B12 a carnes, frutos do mar, algas marinhas

O que a maioria das pessoas esquecem é que a gestante está exposta a uma série de toxinas ambientais, que também podem prejudicar o desenvolvimento fetal, por isso, outras recomendações também são válidas:

- Cuidados com alimentos preparados no microondas, especialmente aquecidos em recipientes plásticos. Eles liberam toxinas!

- Reduzir a exposição ao cigarro, não usar muitos produtos de higiene e beleza que sejam muito perfumados e coloridos (dar preferência a cosméticos mais neutros), não utilizar spray em ambientes fechados, evitar química forte no cabelo (tintura, escova progressiva).

Mas no geral, podemos afirmar que a  alimentação colorida e variada, rica em legumes, verduras, frutas e pobre em alimentos industrializados é o que vai traduzir o que a gestante está ingerindo em termo de riqueza de nutrientes (vitaminas, minerais, compostos antioxidantes.

Gostaram das dicas?

Foto: Reprodução

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