Dicas de Decoração: Tapetes

11 fev Design

por

O chão muitas vezes é o último item a ser pensado na decoração, mas não o menos importante. Os tapetes deixam o ambiente mais aconchegante, confortável e com vida. São vários os pontos a serem levados em consideração na hora da escolha do produto, desde o material e medidas até em qual cômodo fica melhor cada tipo de tapete.

Além de servir como item decorativo, os tapetes também podem ser usados com a função acústica, já que abafam os ruídos, principalmente em apartamentos, e são ótimos também para esconder imperfeições no chão e delimitar espaços.

A arquiteta Ângela Meza respondeu algumas perguntamos sobre como aproveitar os tapetes nos diversos cômodos da casa. Confira:

Qual é o melhor tipo de tapete para cada ambiente?

Para cozinha e área de serviço é indicado o uso de tapetes sintéticos por serem laváveis e higiênicos

Para sala de jantar e estar não há regras sobre o tipo, a única ressalva é o tamanho do tapete, já que uma de suas funções é delimitar espaços. Quanto aos materiais a escolha irá depender do estilo do cliente e projeto.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza no Alpha Barra

Hoje em dia já existem tapetes, inclusive, para áreas externas feitos de materiais recicláveis, pvc etc. Possui uma gama extensa de cores e padronagens, podendo ser usado também em ambientes internos para quem tem animal de estimação ou alergia.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza no apartamento Riviera del Fiori

Em que o tapete influencia na decoração? 

Os tapetes tem um peso muito importante na decoração, pois delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Em geral, ambientes sem tapete tem um efeito de inacabados. Além de decorativo, eles servem também como isolamento acústico e para esquentar o ambiente.

A escolha do tapete é um dos últimos itens, quando a decoração já está toda definida e os móveis já estão no local. Não existem regras, mas deve-se prestar atenção no formato, nas dimensões, no estilo e nas cores, para que fiquem proporcionais ao espaço, e tenham harmonia com os outros elementos da decoração.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza na Casa Quintas

 Quais os melhores tamanhos para cada ambiente? 

A escolha do tamanho do tapete vai depender das dimensões dos móveis e ambientes para que a peça não fique grande ou pequena demais. A grande vantagem dos tapetes atuais é porque são fabricados sob medida, sendo assim são planejados sob medida para cada espaço, resultando numa decoração mais harmônica e proporcional.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza na Casa Quintas

Em uma sala de estar, o tapete ideal é aquele que consegue reunir todos os móveis sobre ele: sofá, mesas laterais, mesa de centro e poltronas. Se não for possível, escolha um modelo que avance 30 cm para baixo do sofá e 30 cm sobrando de cada lado. Na sala de jantar, o tapete deverá  ter no mínimo 70cm de sobra em torno do tampo, para que as cadeiras fiquem sobre ele, sem ficar enroscando na hora de movimentar. No quarto você pode optar por dois modelos, passadeiras ao lado e aos pés da cama, seguindo a largura do criado mudo, ou um tapete maior que passe por debaixo da cama pegando os dois criados.

Também podem ser utilizados tapetes que ocupem toda o ambiente para dar uma sensação de unidade, amplitude e disfarçar imperfeições no piso.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza na Casa Quintas

  E com relações aos tons. E necessário combinar com algum outro elemento de decoração?

  O tapete tem um peso importante na decoração, o tom escolhida vai influenciar diretamente no ambiente. Pensando nisso, você deve ser preocupar com os revestimentos neutros e lisos, como porcelanato sem estampa ou madeira com poucos veios podem receber tapetes mais trabalhados ou desenhados. Piso muito trabalhado, como os parques, cerâmica estampada, mosaicos e ladrilhos precisam de tapetes mais lisos ou com poucos detalhes.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza na Casa Quintas

Já com as cores dos tapetes deve estar em harmonia com os móveis e o tom geral da decoração. Se sua sala tem cores vivas, um tapete de cor neutra não briga com o ambiente. Por outro lado, se a sala é neutra, o tapete pode ter uma cor mais viva ou desenhos ou listras coloridas.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza na Casa Quintas

5-   Qual é o melhor formato para cada ambiente? 

É muito importante ter em mente sempre as necessidades e medidas do seu espaço. Os tapetes redondos, por exemplo, são mais usados em ambientes descontraídos e também acabam sendo uma boa saída para ambientes pequenos. Já os retangulares, mais retos, são ideais para ambientes espaçosos e para sala de jantar e sala de estar.

Decoração feita pela arquiteta Angela Meza naCasa St Monica Jardins

6-   Quais são os materias mais interessantes e que estão em alta?

O tapete que esta em alta é o tapete de seda Old Patch, que representa estilo sofisticado e elegância. Modernos, com cortes personalizados, os tapetes de seda harmonizam a decoração e são destaque no ambiente. É o que mais esta sendo utilizado em  amostras de decorações.

Hoje em dia já existem tapetes, inclusive, para áreas externas feitos de materiais recicláveis, pvc etc. Possui uma gama extensa de cores e padronagens, podendo ser usado também em ambientes internos para quem tem animal de estimação ou alergia.

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.