Dicas de decoração: Luminárias

14 jan Design

por

Quando falamos em ambientes aconchegantes pensamos logo em móveis confortáveis, não é mesmo? Mas tente imaginar um ambiente lindo e agradável sem uma boa iluminação. Difícil, sim?

Para um espaço impecável e harmônico é quase inconcebível não pensar em luminárias para compor os cômodos. Pensando nas dicas de decoração dessa semana, a arquiteta Angela Meza em entrevista, nos contou como fazer uma boa escolha de luminárias, que são peças chaves na decoração e devem ser adequadas a cada ambiente. Confira a entrevista e alguns ambientes decorado pela arquiteta:

O que é ter bossa na escolha das luminárias?

Uma luminária para ter bossa tem que ter o design como diferencial, aliando a forma, função e estética. A escolha varia de acordo com cada tipo de ambiente onde podemos optar por usar embutidos, pendentes, abajur, lustres, plafon ou spots. As peças sustentáveis com design limpo são as minhas preferidas e é claro o uso de automação para criar cenários de acordo com a finalidade do momento do ambiente.

 Que tipo de luminária usar para cada cômodo da casa?

O tipo de luminária varia de acordo com o projeto, não existe uma regra pré estabelecida e sim o uso do bom senso e da criatividade.

Como a iluminação deve ser funcional, considere o que se faz no ambiente e a necessidade de luz para realizar estas atividades de forma confortável, e também no seu aspecto decorativo: pontos, elementos, revestimentos, objetos, o que desejamos enfatizar, ou o que queremos “esconder”, efeitos de luz e sombra para tornar o ambiente mais dinâmico ou mais acolhedor.

Apartamento Alpha Barra

Apartamento Riviera Del Fiori

Apartamento Riviera del Fiori

 É possível ousar no tamanho das peças?

Sim, mas sem esquecer as regras de composição visual, como proporção, cor e estética.

Apartamento Varandas da Barra

Apartamento Varandas da Barra

 Banheiro pede luminária ou fica exagerado?

Luminárias podem sim ser usadas em banheiros, mas sem exagero, lembrando sempre da proporção do ambiente. Tudo irá depender do estilo do projeto, se for um banheiro mais clássico não há nada que impeça o uso de um lustre.

Casa St Monica Jardins

 Luminárias são usadas em ambientes externos? Qual é o melhor tipo?

Sim, normalmente em ambientes externos usamos arandelas e balizadores, mas, mais uma vez, tudo depende do projeto. Não há regra que impeça o uso de pendentes ou abajoures, atentando-se apenas aos materiais mais adequados para ambientes externos.

 Elas precisam combinar com algum móvel ou parede?

Sim e não, o ideal é que a luminária sempre esteja de acordo com a estética do projeto, mas sem esquecer que sua principal função é destacar algo, como o móvel ou parede. 

Casa Mansões

Casa Quintas do Rio

 É possível mais de uma luminária por ambiente?

Sim, mas sem exagero. Precisam sempre ser compostas de forma harmônica, seja na função, forma ou estética. 

Casa Quintas do Rio

E a luz? Qual é a melhor cor de luz para cada espaço?

As luzes tornam os espaços mais agradáveis, aconchegantes e relaxantes, a depender do propósito do espaço. A luz ideal para cozinhar, por exemplo, não é a mesma luz adequada para receber as visitas. É importante considerar também se há idosos na residência, pois quando existem moradores da terceira idade, a casa precisa ser mais iluminada.

As lâmpadas frias (brancas) normalmente são usadas para locais de trabalho como cozinhas, escritórios e banheiros. Já as luzes quentes (amarelas) são usadas com a função de tornar o ambiente mais aconchegante e relaxante, como salas, quartos etc.

Casa Quintas do Rio

Casa Quintas do Rio

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse post

Comentários 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.