Dicas de Decor: Azulejos pela casa

4 fev Design

por

Não são só as pedras portuguesas das calçadas que fazem sucesso. A decoração com azulejos coloniais, bastante usados em 2014, continua super em alta em 2015. A inspiração vem dos porcelanatos antigos, e são pintados geralmente em tons de azul, dando uma pegada nova e descolada aos ambientes.

Já existe até papel de parede que lembra azulejo e vale de tudo. Uma dica importante é saber dosar na composição e saber combiná-la com os outros itens da decoração, tentando mesclas sempre com tons neutros para destacar os azulejos. Assim, o espaço fica mais leve e sem tanta informação.

Vale lembrar que é possível ousar mais nas cores dos azulejos e leva-los também para fora da cozinha, dando estilo aos outros cômodos da casa.

A arquiteta Babi Teixeira nos contou como usar azulejos saindo do obvio! Confira:

É possível decorar o quarto com azulejos?

Se for usado de forma sutil, não vejo problemas. É complicado quando você coloca muita informação no quarto, correndo o risco de ficar um ambiente confuso. Tem que ter bom senso. É importante tomar cuidado para a decoração não atrapalhar a tranquilidade do sono.

Projeto realizado pela arquiteta Babi Teixeira no apartamento Muriaé

Projeto realizado pela arquiteta Babi Teixeira no Apartamento Muriaé

Qual ambiente combina mais com o estilo colonial dos azulejos?

Cozinha, sem dúvida. A cozinha pede naturalmente este tipo de revestimento. É claro que é válido ousar, mas é difícil azulejo ficar ruim na cozinha. Nos outros cômodosé mais fácil dar “erro”. E eles valem tanto para o piso quanto para as paredes.

 E com relação aos móveis? É possível decorar móveis com azulejos?

Nunca usei, mas já vi vários tampos de mesas maravilhosos. Mesas laterais com azulejos em forma de mosaico também são de muito bom gosto. Usar os tamanhos de azulejos mais tradicionais, que são os menores, pode ser uma boa dica para quem tá com medo de errar. E com relação aos tons escolhidos, é possível ousar mais. A cor depende do cômodo e dos demais objetos e móveis que estão no ambiente. É uma questão de harmonia. 

Fotos: Divulgação/ Reprodução

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.