Dica Gourmet: Le Pré Catelan

3 mai Gourmet

por

Hoje a sugestão é o Le Pré Catelan, tradicionalíssimo restaurante francês comandado pelo chef Roland Villard, localizado no Hotel Sofitel. Desde 1997 no Brasil, o estrelado chef é referência quando se fala da culinária francesa.

Sempre esteve na minha lista, mas nunca encontrava a oportunidade ideal, até que surgiu um convite para o BossaMe, um jantar especial na Table du Chef. Fomos recepcionadas no bar pelo próprio chef, que esbanjava simpatia pelo imponente salão da casa! Que conta com mesas reservadas para ocasiões especiais, como o Salon Rouge!

Fomos guiadas pelo chef até a cozinha, ali, naquela imensidão de 1000m², seu sous-chef e braço direito Willians Halles nos apresentou a toda a equipe de cozinheiros, que trabalham arduamente para transformar a experiência de quem está no salão a melhor possível.


Chef Roland Villard, Ana Claudia, Nina, Gica e Chef Willians Halles

Logo no início da cozinha está localizada uma pequena saleta de vidro, que acomoda o escritório do chef  e uma pequenina mesa para quatro pessoas, onde seria nosso jantar. Foi uma das experiências mais saborosas que já vivemos no Rio de Janeiro! Com um serviço impecável, uma apresentação digna de restaurante 5 estrelas e um sabor que dispensa comentários.

Em determinado momento fomos fazer nosso tour pela cozinha, guiadas pelo chef, passamos pelos depósitos, padaria, pâtisserie e finalmente voltamos a aconchegante mesa onde demos início ao segundo round. Realmente a parada é estratégica!

Ao final da noite foram 30 pratos diferentes, infelizmente precisamos pedir que parassem de servir os salgados para começar com o doce e não conseguimos bater o recorde de 42 pratos em uma só noite. O êxtase geral foi quando veio à mesa a trilogia dos sabores da Amazônia, Costela de tambaqui, suco de tomilho, purê de batata defumado (ainda aguardo a receita que o Roland ficou de me enviar!).

Eu dou grande destaque também ao foie gras grelhado servido com frutas secas e tapioca com chutney de goiabada cascão.

Table du Chef pode ser reservada para qualquer dia que o Roland estiver na casa. Faça sua reserva com antecedência, pois ele costuma viajar muito. Acomoda apenas 4 pessoas e sai por R$ 430 por pessoa + 10% (bebidas a parte).

Fique a vontade para levar sua garrafa de vinho, ali não é cobrada a taxa de rolha! E aproveite cada garfada como se fosse a última!

Le Pré Catelan
Avenida Atlântica, 4.240 – Copacabana – Hotel Sofitel
Tel.: (021) 2525-1160 (a reserva também pode ser feita através do site)
ww2.leprecatelan.com.br

Agora vocês podem babar com o cardápio que nós degustamos e algumas fotos!

30 receitas servidas

Mil folhas de pão de especiarias com tomate e queijo de cabra, carpaccio de vieiras com vinagrete de caviar ‘mujol’ e trouxinha de carne seca com palmito, molho agridoce.


Lagostins e vieiras na chapa sobre chutney de tomate, cavaquinha em molho de champagne e ervas frescas e camarão e salada de palmito


Escargot sauté com tomate e manjericão no pão de campanha, escargot surpresa ao molho de vinho tinto e alcachofra e escargot na concha com manteiga de alho e salsa.


Peito de pato com maçã caramelizada e cebola confitada, empanado de javali com molho de cogumelos e entrecôte assado com molho béarnaise

Brandade de bacalhau e batata baroa, filé de robalo com blinis de banana e molho citrico de leite de coco

 Granité de murici


Petits fours e chocolate e souflê de chocolate com sorvete de baunilha e framboesa


Creme cheese com morango, torta ópera café com chocolate, sorvete de maracujá, dacquoise com creme brigadeiro e mil folhas crocantes

Agradecimentos: Vanessa Smith – FSB Comunicações e toda à equipe do Le Pré Catelan

Fotos: BossaMe

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.