Dica do Chef: Espuma de Chocolate Branco com Frutas Vermelhas

31 jan Gourmet

por

O final de semana está aí e não poderíamos deixar de dar mais uma dica gastronômica. O nosso querido chef Diogo Klabin preparou uma sobremesa deliciosa! Confiram aqui outras receitas maravilhosas do Diogo.

Espuma de Chocolate Branco com Frutas Vermelhas

Ingredientes
- 2 barras de 170g cada de chocolate branco picado
- 2 1/2 xíc. creme de leite
- 24g de gelatina incolor, sem sabor (1 saquinho)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 4 claras de ovo
- 1 pitada de cremor de tártaro
- Raspas finas de limão siciliano

Calda
- Polpa de Cereja
- 2 Colheres de sopa de Açúcar
- Morangos, Framboesas, Amoras e Cerejas

Modo de Preparo
1 - Derreta o chocolate branco, já picado, em banho maria, juntamente com 1/2 xícara de creme de leite, mas não deixe a vasilha do chocolate encostar na água. Vá mexendo, para não talhar, até estar bem derretida e misturada. Deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Repare se o chocolate está bem cremoso.

2 - Enquanto isso, bata as claras com o cremor de tártaro em ponto de neve médio, para que não fiquem muito secas e endurecidas. Deixe de lado. Em outra vasilha bata o restante do creme de leite com a essência de baunilha até atingir um ponto de creme de chantilly. Observe que o ponto das claras e o ponto do chantilly são muito importantes para o êxito da receita.

3 - Derreta a gelatina e deixe-a esfriar.

4 - Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente incorpore a gelatina, as claras em neve, as raspas de limão e, por fim, acrescente o creme de chantilly, mexendo delicadamente para obter um creme homogêneo.

5 - Distribua em taças pequenas e individuais e leve para gelar, pelo menos, por 3 horas.

Preparo da Calda
1 - Em uma panela ferva a polpa da cereja com o açucar e deixe cozinhar até engrossar e ficar uma calda espessa. Acrescente as frutas picadas, mas não as deixe cozinhar. Reserve algumas inteiras para decorar as taças.

2 - Deixe a calda esfriar bem e jogue-a por cima da mousse de chocolate (quando esta já estiver endurecida).

* Dica do Chef: Se quiser, pode acrescentar um cálice de vinho do porto ou licor de uma das frutas da receita, na hora da fervura com o açúcar.

Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhe esse post

Comentários 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.