Dica do Chef: Risoto de camarão ao pesto

13 abr Gourmet

por

Como toda sexta, nosso querido chef Diogo Klabin Sapienza nos traz uma receita maravilhosa! Que tal se inspirar para o final de semana? Confira aqui outras receitas!

Risoto de camarão ao pesto

Ingredientes:
- Arroz arbório (1 punho de arroz por pessoa)
- Caldo de peixe ou camarão (pode ser o de caixinha mesmo)
- Camarão (descascados e limpos)
- Alho picado
- Azeite
- Manteiga
- Limão
- Salsa picada
- Sal e pimenta do reino
- Pesto
- Queijo para ralar (Parmesão ou Grana Padano)

Modo de Preparo:
1 - Primeiramente, deixe os camarões, já descascados e limpos, misturados ao suco de limão, sal e pimenta, durante umas 2 ou 3 horas. Cubra e separe.
2 - Em uma pequena panela (pode ser uma chaleira), prepare o caldo de peixe ou camarão no fogo médio e separe.
3 - Em uma panela wok, aqueça o azeite, acrescente o alho picado, deixe dourar e junte os camarões, deixando-os fritar por uns 3 minutos, acrescente também a salsa picada e separe.
4 - Em uma panela maior com profundidade, aqueça uma colher de sopa de azeite, acrescente o arroz arbório e deixe-o “fritar” durante uns 2 a 3 minutos em fogo médio. Após isso, coloque 4 conchas de caldo na panela para “molhar” o arroz.
5 - Ainda em fogo médio, deixe o arroz cozinhando até observar o caldo secar.
6 - Depois disso, abaixe o fogo e continue com esse processo de “molhar” o arroz, até chegar ao ponto do cozimento desejado.

Dica do Chef: Nunca coloque todo o caldo de uma só vez na panela. Sempre coloque de 3 a 4 conchas de caldo por vez, espere “secar” e repita o processo quantas vezes forem necessárias, até o risoto ficar com a consistência desejada.

7 - Pegue os camarões, separados anteriormente, jogue-os na panela do risoto e misture de forma cuidadosa para que não agrida o arroz.
8 - Acrescente o pesto e mexa o risoto novamente de forma cuidadosa para manter a consistência do arroz desejada.
9 - Para finalizar, jogue um pedaço de manteiga no risoto dentro da panela (não precisa ficar misturando, pois o próprio calor do risoto derreterá a manteiga), para dar um brilho ao prato.
10 - Polvilhe parmesão (ou grana padana) ralado por cima do risoto.

Foto: Diogo Klabin

Compartilhe esse post

Comentários 2 comentários

  1. Essa etapa da manteiga, chama-se mantecare, considero indispencavel para a beleza e cremosidade do risoto. Belissima a apresentacao do prato, o chefe esta de parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.