Dica do Chef: Receita de Rabanada Francesa

17 dez

por

Com muito charme e sofisticação a rabanada francesa, receita do chef Ricardo Lapeyre no restaurante Brasserie Lapeyre, é perfeita para fazer no Natal para a família toda!  Confira como preparar essa receita especial, que fica deliciosa acompanhada de uma bola de sorvete:

Ingredientes

Pain Perdu:

-1 Brioche de boa qualidade

-20 g de Manteiga Clarificada

Creme Inglês:

-500 ml de leite integral

-100 g ou aproximadamente 5 gemas

-100 g de açúcar refinado

-1 fava de baunilha

Crumble:

-100g de farinha

-100 g de açúcar refinado

-100 g de manteiga

Coulis de Frutas Vermelhas:

-100 g de framboesa

-100 g de morango

-75 g de açúcar

Como fazer:

Creme Inglês:

Abrir a fava de baunilha ao meio, raspar as sementes e pôr dentro de uma panela com o leite. Ferver este leite, retirar do fogo e cobrir durante 5 a 10 minutos. Enquanto isso, misturar as gemas com o açúcar até branquear para dissolver todo o açúcar. Entornar uma parte do leite sobre a mistura, homogeneizar e voltar com o preparo com o restante de leita na panela. Cozinhar em fogo médio-baixo até chegar a 85 C. Preparar uma tigela com gelo para poder esfriar o creme e evitar que ele passe de 85 C. Esfriar e utilizar quando necessário.

Crumble:

Misturar farinha, açúcar e manteiga até que a massa fique parecendo uma areia grossa. Estender sobre uma placa e assar a 170 C durante 30 minutos ou ate que fique bem dourado. Deixar esfriar e quebrar em pedacinhos.

Coulis de Frutas Vermelhas:

Botar as frutas e açúcar na panela e deixar cozinhar por aproximadamente 20 minutos até que engrosse um pouco. Bater no liquidificador e peneirar para ter um coulis bem liso. Resfriar e estará pronto para utilização.

Montagem:

Pegue uma fatia de 2,5 cm brioche. Ponha dentro do creme inglês até que ele sature totalmente do creme. Passar para uma tigela com dois ovos bem batidos e vire diversas vezes para que o ovo forme uma película fina. Em uma frigideira anti-aderente bem quente com manteiga clarificada pôr com cuidado a fatia embebida de creme inglês e ovo. Dourar de cada lado em um fogo médio e deixar repousar sobre um papel toalha para captar o máximo de manteiga possível. Polvilhar com açúcar confeiteiro. Disponha no prato o brioche, o coulis e o crumble para poder segurar o sorvete de sua preferência. Está pronto para degustar, Bon Appétit.

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.