Como se tornar resiliente?

29 out Bem-estar

por

A vida é repleta de desafios e situações que exigem das pessoas uma postura resiliente. Conflitos interpessoais, perda de emprego, término de relacionamentos, doença ou morte de entes queridos são situações que nos vemos obrigados a reconstruir tudo.

É a partir da necessidade de superar situações de crises que vem a resiliência. O termo, emprestado da física, reflete a capacidade de um corpo retornar ao seu estado normal, após sofrer grande pressão, variando de pessoa para pessoa.

 Segundo pesquisas na área de psicologia com crianças vítimas de catástrofes, abusos e outros traumas, as pessoas podem se tornar resilientes com o tempo. Através do desenvolvimento da atenção positiva e do pensamento baseado em fatos reais, além de exercícios de relaxamento, mindfulness, prática de atividade física regular e alimentação saudável, associado a uma boa rede social de apoio, além de se tornar resiliente o sujeito diminui as chances de desenvolver a ansiedade e a depressão. Outro fator importante para o estabelecimento das bases da resiliência é o vínculo e as figuras de apego.

Atualmente, existem vários cursos de desenvolvimento de resiliência de acordo com as diferentes idades.

Por: Marcia Votre e Priscila Tenenbaum
Ilustração: Reprodução

Compartilhe esse post

Comentários 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.