Chef Manu Zappa inaugura espaço no Jardim Botânico

27 mar Gourmet

por

Entre uma pitada e outra de sal, um tempero aqui e outro ali, regados a taças de vinhos, surge um bom papo entre amigos, casais, ou mesmo desconhecidos. Quando menos se espera, a receita está pronta e o jantar posto.

chef Manu Zappa

Esse é o Prosa na Cozinha, uma descontraída aula de gastronomia, temática, seguido sempre de uma adorável refeição. Idealizado pela chef Manu Zappa, o lema do Prosa na Cozinha é a informalidade, onde o principal é que os “alunos” se sintam à vontade, aptos a fazer inúmeras receitas, como se estivessem em sua própria casa.

Depois de anos organizando encontros gastronômicos no apartamento da mãe, no Alto Leblon, no Rio, a chef inaugura seu próprio espaço, no Jardim Botânico. O espaço, localizado no número 147 da charmosa Rua Lopes Quintas, foi escolhido a dedo, principalmente pelo ar provençal. Com pé direito alto, interior em madeira e capacidade para 30 pessoas sentadas, o espaço se divide em três áreas: salão principal, mezanino e jardim de inverno.

O principal lugar da casa, a cozinha de estilo americano, conta com dois fogões e uma geladeira. É ali que acontecem as aulas de culinária, sempre para um grupo máximo de 15 pessoas. Do outro lado do balcão, mesas com cadeiras coloridas dão ainda mais graça e leveza ao local.

Ao fundo do salão principal, uma escada rústica dá acesso a um charmoso e aconchegante mezanino, todo decorado com almofadas coloridas assinadas pelo Atelier Lá na Ladeira, das irmãs gêmeas Julia e Joana Mendes. O espaço comporta até seis pessoas, e serve como um anexo para eventos maiores.

Um longo corredor de acesso, que liga todas as áreas, nos leva ao jardim de inverno, um ambiente separado, composto por um teto solar e duas mesas com capacidade para até seis pessoas. A ideia é que o espaço também seja utilizado em dias mais movimentados e, futuramente, existe a previsão de transformar o local em mais um ambiente para aulas.

Ainda no corredor, é possível encontrar uma “lojinha” com produtos exclusivos da vizinha e parceira Casa Carandaí, deli e empório do casal Nick Barcellos e João Garcia, mais conhecido como Janjão. Entre os itens, destaque para as compotas da Dona Carmem, que chegam diretamente do Rio Grande do Sul, os queijos mineiros do Zé Mario, as massas frescas artesanais, os azeites importados e os produtos trufados. Além das comidinhas, outros produtos de parceiros também chamam atenção no corner, como as cerâmicas da artista Joana Toledo, itens fofos de cama, mesa e banho da Roupeira, de Juliana Kelman, e ainda coisinhas lindas de papelaria da loja Papyrus, de Ane Marques.

Perto dali, encontra-se uma adega com 100 garrafas de vinhos, repleta de rótulos selecionados pelo próprio Janjão, que assina a carta do local. Além dos produtos da boutique gourmet, a Casa Carandaí também é a responsável por todos os insumos utilizados nas aulas, desde pães e carnes até os azeites e produtos trufados.

Os encontros de culinária acontecem todos os dias, à tarde e à noite, e duram cerca de três horas (a partir de R$ 170). Neles, os interessados têm a oportunidade de participar do preparo de três pratos (normalmente entrada, principal e sobremesa) e, em seguida, degustá-los. Para começar, todos ganham uma bebida de boas vindas escolhida especialmente por Janjão. Os pratos podem ser harmonizados com sugestões da carta de vinhos, que estarão disponíveis sempre de acordo com o tema do dia. Entre os “mimos”, cada aluno ganha um cupom que dá direito a 5% de desconto em compras na Casa Carandaí (não cumulativo).

Além da chef Manu Zappa, que ensina o melhor da culinária contemporânea e tradicional, o eco chef Bernardo Mota, especialista em raw food, também integra a equipe, sempre às segundas-feiras, com aulas sobre raw food. Chefs e padeiros da Casa Carandaí também já têm presença garantida na casa. A cada semana, vários profissionais convidados darão aulas, de acordo com a especialidade de cada um, que pode ser nordestina, francesa, italiana, tailandesa, etc. Entre eles, Gabriel Carvalho, do Boteco DOC, localizado em Laranjeiras, que comanda as caçarolas às quartas-feiras.

Aulas de drinques, cursos para noivas, empregadas domésticas e também para crianças estão no planejamento de aulas do Prosa na Cozinha. Durante a semana, na hora do almoço, são realizadas “aulas express”, sempre com 1 hora de duração, com foco no almoço dos executivos que trabalham nas redondezas. Aos domingos, também haverá aulas de pães seguidas de um farto café da manhã.

O espaço também servirá de palco para jantares e almoços para grupos fechados, confraternizações, lançamentos de produtos ligados ao mundo da gastronomia e de bebidas, além de ser ideal para celebrar datas comemorativas, como aniversários, despedidas de solteiro, ou encontro com amigos com uma experiência gastronômica única.

Fotos: Renato de Aguiar

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.