Como passei o mês de julho em Londres, tirei um sábado para ir conhecer a pitoresca cidadezinha de Bath, no sudoeste da Inglaterra, localizada no Condado de Somerset, há mais ou menos duas horas de Londres e Stonehenge no mesmo dia. Fiz o passeio com a empresa Anderson Tours e adorei, saímos às 8:00 da manhã (o ponto de encontro foi em frente à estação St Pancras, com outras opções também!) em um ônibus bem confortável com guia e retornamos às 19 horas. A estrada é linda e tranquila.
Primeira parada, Bath: muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água). Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas e curativas, no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição indica que já era conhecida. Ainda hoje esta água proveniente de seus nascentes é considerada curativa para muitas doenças. Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos. Por causa disto, a cidade possui numerosos exemplos de arquitetura Georgiana, com o expressivo ao Royal Crescent (Crescente Real). A cidade tem uma população de cerca de 80.000 habitantes e é Patrimônio da Humanidade.
Fui conhecer primeiro as famosas Termas Romanas, um museu super organizado, com audio- fones onde escutei toda sua história:
O museu por dentro com muitas maquetes e peças importantes:
A cidade de um centrinho super charmoso e pitoresco:
Encontrei os famosos estilista Diane Von Fustemberg e Christian Louboutin no meio da praçinha central:
Como não quis perder muito tempo almoçando, comi um rápido sandwich delicioso de Pastrami nesta lojinha/restaurante transado acompanhado de uma cervejinha local:
O Royal Crescent é parada obrigatória na pitoresca Bath:
E também não deixe de ir à casa da famosa escritora inglesa Jane Austen, famosa pelo seu best seller “Orgulho e Preconceito”entre outros tantos.
Mercadinho local interessante:
E seus lindos jardins e canais:
Nos encontramos às 15 horas e partimos rumo à Stonehenge, em torno de meia hora de viagem.
Logo a chegada, vc recebe os audio-fones e vai fazer a volta completa, toda pontuada, contando toda sua história, com duração de aproximadamente 50 minutos.
Stonehenge (do inglês arcaico “stone” = pedra, e “hencg” = eixo) é um alinhamento megalítico daIdade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.
Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o Solstício de Verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o Solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C.. Muitas versões até hoje são especuladas, mas na verdade, ninguém sabe ao certo sua verdadeira história…..
Um dia lindo e perfeito que ficará guardado em minha memória!
Fotos: Flavia Pires, todos os direitos reservados.
Compartilhe esse post
Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.