Alexia Wenk

16 ago Entrevistas

por

Alexia Wenk é formada em administração de empresas, mora no Rio de Janeiro e é sócia do charmoso brechó Vintage House, no Leblon. Seu estilo é referência entre amigas e pessoas ligadas ao mundo da moda e sua presença sempre requisitada nos eventos mais descolados da cidade. A convite do BossaMe, Alexia falou um pouco sobre a sua vida e rotina tão agitada, que inclui trabalho, atividade física, vários cursos e nos momentos de lazer uma boa leitura e idas ao cinema na companhia do namorado e amigas.

 


Alexia / Eu e Alexia / Alexia entre amigas

 

De onde veio a inspiração para montar o seu brechó, o Vintage House? Desde novinha gosto de garimpar roupas e acessórios em brechós nas viagens que faço. Gosto da sensação de comprar uma peça especial que não está disponível em todas as lojas para qualquer pessoa comprar, e também amo a ideia de estar fazendo um bom negócio. Sou curiosa, gosto de entrar em uma loja e fuçar tudo, provar mil coisas, fazer uma combinação aparentemente fora de contexto funcionar. Brechós me inspiram nisso! Foi justamente a falta de lugares assim no Brasil, principalmente no Rio, que me motivou a montar o meu.

Você acha que as pessoas aqui no Brasil ainda são muito resistentes a comprar em brechós? Muitas pessoas acham que brechós são desorganizados e que as coisas são maltratadas, velhas e com cheiro de naftalina.

No Vintage House tudo é bem organizado e não tem nada entulhado, tenho horror a bagunça, eu mesma não consigo ficar 5 minutos em algum lugar desorganizado. Lá todas as peças que entram passam por uma avaliação criteriosa feita por mim.

A cultura de brechós na Europa é muito forte, lá existem milhares de brechós para todos os bolsos e gostos. Gosto da ideia de reciclar, o que não serve mais para um pode ser perfeito para outra pessoa.

A gente sabe que as peças do VH são selecionadas a dedo. Como você faz essas escolhas? Quais critérios você usa? A primeira coisa é o bom estado de conservação, a marca conta muito mas não é primordial. Por exemplo, uma blusa “capenga” da Chloé pode perder o lugar na arara para uma outra blusa linda e super cool sem marca e em ótimo estado. Sei o que as minhas clientes gostam e faço a seleção pensando nelas também. Mas, respeito o que eu gosto e não seleciono nada que eu não considero legal.

Qual a diferença de vintage pra brechó? Vintage remete a uma coisa mais antiga, para uma roupa ser vintage precisa ser de antes do anos 80, pode até ser do começo dos anos 90. Brechó já é um termo em português para uma loja que vende roupas “second hand” em geral. No Vintage House tenho peças vintage de verdade também, mas muitas coisas são de uma ou duas coleções atrás. E recebo ainda muitas roupas novas com a etiqueta!

Além de coordenar o VH, que outras atividades você faz? Faço aulas de francês às terças e quintas e vários cursos na Casa do Saber de temas que me interessam, desde tecnologia de guerra a cultura da moda. Também faço há alguns anos aulas de História da Arte na Ann Arbor com o professor Helio Ferreira, que eu amo. Faço ginástica 3 vezes por semana e depois disso vou para a minha loja e fico lá até resolver tudo como selecionar algumas roupas novas e verificar o que foi vendido para acertar com as minhas fornecedoras. E adoro cinema e uma boa leitura.

Algum livro que tenha te marcado? Trilogia Millennium; Sussurros – A Vida Privada na Rússia de Stalin e A Nascente foram alguns que gostei bastante. Adoro livros de história.

Uma viagem inesquecível? Para Israel e Jordânia.

Quem te inspira? Pessoas que tem algo a dizer, que estudam, que procuram se tornar mais interessantes… tem que ter uma certa inquietação, sabe?

Uma pessoa chique? Uma pessoa culta e bem educada e que não segue todas as últimas tendências da moda.

Uma atitude chique? Não é porque você está de Chanel da cabeça aos pés, com cabelos impecáveis e sacolejando uma Birkin que você é chique, pelo contrário, acho que um estilo “effortless” nos tempos de hoje é muito mais chique.

 

Fotos: BossaMe / Bruno Ryfer / Reprodução

Compartilhe esse post

Comentários 7 comentários

  1. Parabens a todas pelo bossa me, muito legal, antenado e chique !!!

    adorei a materia com a alexia, mostra que alem de ter estilo e beleza tem muito conteudo tambem!!!

    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Instagram


Muitas das imagens que aparecem no site podem vir de fontes externas, ao menos que sejam creditadas. Se alguma imagem pertence a você, seja fotógrafo ou detenha os direitos de uso e deseja a remoção do site BOSSAME.COM.BR, favor entrar em CONTATO, que prontamente retiraremos do ar. Obrigada.